(79) 30228850 contato@clinradi.com.br

PET-SCAN

Para que serve o exame de Pet-Scan?

O exame de PET-Scan tem vantagens sobre outros métodos como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, pois permite não só a análise da anatomia do paciente como também a uma avaliação funcional de seus órgãos e tecidos, permitindo, por exemplo, detectar tumores em crescimento. Isso porque permite visualizar os problemas a nível celular através da emissão de radiação, ou seja, é capaz de verificar a atividade metabólica das células, identificando o câncer precocemente.

Além da aplicação na identificação do câncer, o PET-Scan pode ser utilizado para:

• Detectar problemas neurológicos, como a epilepsia e o Alzheimer;

• Verificar problemas cardíacos;

• Monitorar a evolução do câncer;

• Monitorar resposta à terapia;

• Identificar processos metastáticos.

O PET- Scan também é capaz de determinar o diagnóstico e definir prognóstico, ou seja, as chances de melhora ou piora do paciente.

Como é feito?

O exame é feito com a administração oral, através de líquidos, ou diretamente na veia de um traçador, que normalmente é a glicose marcada com uma substância radioativa. Pelo fato do traçador ser a glicose, esse exame não traz risco à saúde, já que é facilmente eliminada pelo organismo. A administração do traçador deve ser feita em jejum de 4 a 6 horas, de acordo com a orientação médica, e o pet scan é feito após 1 hora, para dar tempo da substância radioativa ser absorvida pelo organismo, e dura cerca de 25 a 30 minutos.

O pet scan faz uma leitura do corpo, capturando a radiação emitida e formando imagens. Na investigação dos processos tumorais, por exemplo, o consumo de glicose pelas células é muito grande, pois a glicose é a fonte de energia necessária para a diferenciação celular. Assim, a imagem formada terá pontos mais densos onde houver maior consumo de glicose e, consequentemente, maior emissão de radiação, o que pode caracterizar o tumor.

Após o exame é importante que a pessoa beba muita água para que o traçador seja eliminado mais facilmente. Além disso, pode ser que haja sintomas discretos de alergia, como vermelhidão, no local em que foi injetado traçador.

O exame não tem contra-indicações, podendo ser realizado até mesmo nas pessoas que têm diabetes ou problemas renais. No entanto, as mulheres grávidas não são aconselhadas a realizar esse exame diagnóstico, já que é utilizada uma substância radioativa que pode afetar o bebê.

Vantagens em fazer esse exame na Clinradi

• Melhor qualidade de imagem

• Aparelhagem mais moderna

• Exame realizado de forma mais rápida, mais exata e interligada a aparelhagem de radioterapia

• Equipamento de PET-CT mais moderno do Norte-Nordeste, com a maior resolução de imagem do mercado.

Siga a Clinradi
nas redes sociais