(79) 30228850 contato@clinradi.com.br

RADIOTERAPIA

3D-RT

A radioterapia conformacional 3D (3D-RT) é uma forma avançada de radioterapia externa que utiliza imagens adquiridas por tomografia computadorizada, ressonância magnética ou tomografia por emissão de pósitrons e as transfere ao computador de planejamento para criar uma imagem tridimensional do tumor, possibilitando que múltiplos feixes de radiação de intensidade uniforme possam ser conformados exatamente para o contorno determinado da área alvo de tratamento, com as margens de segurança determinadas.

IMRT - Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe de Radiação

É uma evolução da técnica 3D conformacional que possibilita aumentar a conformação da dose ao tumor alvo e poupar melhor os tecidos saudáveis, reduzindo os efeitos colaterais da Radioterapia nos pacientes. Com a tecnologia em IMRT é possível modular a dose de radiação, fazendo com que as doses prescritas pelo médico façam “curvas e concavidades”. A técnica é indicada em múltiplas patologias, destacando-se entre eles os tumores de cabeça e pescoço, e próstata, aumentando a segurança do tratamento.

VMAT

Trata-se de uma evolução do tratamento comIMRT, pois combina toda a conformação da dose proporcionada por essa técnica com a rapidez de um tratamento em arco. Em geral, utilizam-se dois arcos em torno do paciente, reduzindo o tempo total de feixe para algo em torno de 5 minutos. Possibilita eficácia na conformação de dosagem em torno dos volumes-alvos, poupando significativamente os órgãos normais adjacentes em um tratamento extremamente rápido. Reduzir o tempo de tratamento significa mais conforto aos pacientes e reduz a possibilidade de movimentos durante a sessão.

Siga a Clinradi
nas redes sociais